segunda-feira, 6 de junho de 2011

Yip Man (Grande Mestre de Kung-Fu)

~=



Esses dias vi o filme desse cara....pensei comigo...mais uma fantasiosa história de Kung-fu, mas no final reparei que estava escrito baseado em fatos reais então resolvi pesquisar sobre este mestre, pois é o cara não é só bom ele é "sinistro", ele era mestre do estilo Wing TsunYip Man treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos para melhorar sua graduação.

Da Prática Para Perfeição

Yip Man vivia se envolvendo em brigas onde sempre vencia graças à eficiência de seu Kung Fu. Um dia convidaram-no para enfrentar um senhor dos seus 50 anos de idade, que diziam conhecer artes marciais. Ele aceitou imediatamente e procurou o homem para desafiá-lo. Este o olhou de alto a baixo e sorriu, perguntando se ele havia treinado com o venerável Mestre Chan Wah Shun, de Fatshan e se ele já havia aprendido a Chum-Kiu (segunda forma do estilo Ving Tsun). Yip Man não ouviu o que o homem dizia, pois teria percebido que apenas um conhecedor do estilo poderia saber esses detalhes. Vendo que não havia outra alternativa, o homem disse que Yip Man poderia atacar como quisesse, que ele tentaria não magua-lo. Isso enfureceu o adolescente, que atacou diversas vezes. O homem apenas esquivava seus golpes e o jogava ao chão até que Yip Man reconheceu sua derrota, paremos para pensar esta postura dele de envolver-se em confusões para demonstrar que seu estilo era melhor que os demais não demonstrava que ele era melhor e sim que um praticante imaturo de Kung-fu que via o mesmo como "porradaria", ao fim deste combate ao reconhecer a derrota EU acredito que ali nasceu o grande mestre que ele viria a tornar-se, O senhor finalmente apresentou-se: era Leung Bik, o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan, professor do Mestre de Yip Man. Yip Man se desculpou e solicitou que o aceitasse como discípulo. Dessa forma Yip Man concluiu os estudos do Ving Tsun aos 24 anos, quando retornou a Fatshan (terra natal).
De volta à sua terra natal, foi acusado de desertor e de ter aprendido outro estilo de Kung Fu. Levou muito tempo para convencer seus colegas do encontro com Mestre Leung, fiel à promessa feita ao seu Mestre, primeiramente se recusou a ter alunos. Depois da Segunda Guerra Mundial, já pai de família e com a sua fortuna arrasada pela guerra, voltou a Hong Kong para tentar ganhar a vida. Refinado e sem grandes dotes físicos, teve muita dificuldade para arranjar emprego. Finalmente foi convencido por um amigo a dar aulas de Kung Fu na Associação dos Trabalhadores em Restaurantes de Hong Kong. Com o passar do tempo juntou um punhado de discípulos com os quais fundou sua primeira academia. Seus alunos, entre eles o famoso Bruce Lee enfrentaram muitos desafios que tornaram o Ving Tsun famoso e muito procurado. Em 1967 ele fundou a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, entidade que ainda hoje representa aquele estilo em Hong Kong e foi o berço de todos os Grandes Mestres de Ving Tsun da actualidade. Em 1972, porém, um check-up médico revelou que ele sofria de cancer da garganta. Esse foi também o período em que decidiu – em mais ou menos 2 semanas, antes de sua morte – deixar registros das técnicas do Wing Chun assim como, as formas: Siu-Lim-Tao, Chum Kiu e a Biu Gee, sem esquecer a forma do ‘Wooden Dummy ‘, feitos em um filme de 8 mm, de modo a deixar as técnicas com o Boneco de madeira(Mook Yan Jong) correta para a posteridade. Yip Man já estava bastante debilitado e usava as suas ultimas forças na demonstração das técnicas. No entanto, quando seu estado se agravou, sucumbiu a esta doença fatal. Em 2 de dezembro de 1972. Depois de Bruce Lee acredito que este é o maior mestre de kung-fu.









Nenhum comentário:

Postar um comentário