quarta-feira, 8 de junho de 2011

Jiu-Jitsu...e a Humildade....!!!



Alguns dias atrás vi um documentário do History Channel chamado " O Samurai Brasileiro" contando um pouco da vida de Hélio Gracie e sua dinastia de BJJ, sou um grande admirador desta arte, tornei-me praticante no início deste ano, com um professor muito sábio e humilde, porém este não é o reflexo dos atletas desta modalidade, no próprio documentário um dos filhos de Hélio Gracie subjugam outras artes marciais ao Jiu-Jitsu (postura inadequada para um mestre) um dos primeiros ensinamentos aprendidos no Dojo é a humildade, o que parece que muitos professores de BJJ esquecem de ensinar ou não aprenderam com seus senseis, não estou falando mal da arte mas sim alertando aos praticantes que não existe arte melhor que outra ou técnica melhor que outra ou uma arte suprema como alguns lutadores de MMA (Mixed  Martial Arts) denominam o BJJ, o atleta que faz o diferencial, vemos hoje lutadores de Karate, Muay Thay, Kung-fu, Taekwondo, dentre outros, nenhuma destas se início no chão até por que nenhum combate começa a partir do chão ou de atletas em guarda na "gandola do kimono", todas iniciam com golpes de pernas ou braços antes da queda, acredito que para tornar-se um lutador completo este precisa saber golpes no alto como no chão, um lutador de Karate por exemplo necessita fazer Jiu-Jitsu ou Judô, e vice versa, muitos dos "jiujiteiros" mal sabem dar um chute frontal, e acreditam que são invencíveis. fiz esta postagem não para agredir esta arte até por que sou praticante, mas meu objetivo é a concientização para tornar verdade o verdadeiro espírito marcial esquecido no BJJ atual. Admiro Hélio Gracie...e seus ensinamentos...Exemplo para brasileiros...

OSSU! (em breve uma pequena biografia de Hélio Gracie)

Para Pensar...







"Na China havia um homem que gostava de imagens de dragões, e todas as suas roupas e mobílias eram decoradas com eles. (...) Um dia um dragão de verdade apareceu na janela do homem. Dizem que ele morreu de medo. Ele provavelmente era um homem que gostava de dizer belas palavras, mas não agia de acordo com elas."

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Yip Man (Grande Mestre de Kung-Fu)

~=



Esses dias vi o filme desse cara....pensei comigo...mais uma fantasiosa história de Kung-fu, mas no final reparei que estava escrito baseado em fatos reais então resolvi pesquisar sobre este mestre, pois é o cara não é só bom ele é "sinistro", ele era mestre do estilo Wing TsunYip Man treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos para melhorar sua graduação.

Da Prática Para Perfeição

Yip Man vivia se envolvendo em brigas onde sempre vencia graças à eficiência de seu Kung Fu. Um dia convidaram-no para enfrentar um senhor dos seus 50 anos de idade, que diziam conhecer artes marciais. Ele aceitou imediatamente e procurou o homem para desafiá-lo. Este o olhou de alto a baixo e sorriu, perguntando se ele havia treinado com o venerável Mestre Chan Wah Shun, de Fatshan e se ele já havia aprendido a Chum-Kiu (segunda forma do estilo Ving Tsun). Yip Man não ouviu o que o homem dizia, pois teria percebido que apenas um conhecedor do estilo poderia saber esses detalhes. Vendo que não havia outra alternativa, o homem disse que Yip Man poderia atacar como quisesse, que ele tentaria não magua-lo. Isso enfureceu o adolescente, que atacou diversas vezes. O homem apenas esquivava seus golpes e o jogava ao chão até que Yip Man reconheceu sua derrota, paremos para pensar esta postura dele de envolver-se em confusões para demonstrar que seu estilo era melhor que os demais não demonstrava que ele era melhor e sim que um praticante imaturo de Kung-fu que via o mesmo como "porradaria", ao fim deste combate ao reconhecer a derrota EU acredito que ali nasceu o grande mestre que ele viria a tornar-se, O senhor finalmente apresentou-se: era Leung Bik, o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan, professor do Mestre de Yip Man. Yip Man se desculpou e solicitou que o aceitasse como discípulo. Dessa forma Yip Man concluiu os estudos do Ving Tsun aos 24 anos, quando retornou a Fatshan (terra natal).
De volta à sua terra natal, foi acusado de desertor e de ter aprendido outro estilo de Kung Fu. Levou muito tempo para convencer seus colegas do encontro com Mestre Leung, fiel à promessa feita ao seu Mestre, primeiramente se recusou a ter alunos. Depois da Segunda Guerra Mundial, já pai de família e com a sua fortuna arrasada pela guerra, voltou a Hong Kong para tentar ganhar a vida. Refinado e sem grandes dotes físicos, teve muita dificuldade para arranjar emprego. Finalmente foi convencido por um amigo a dar aulas de Kung Fu na Associação dos Trabalhadores em Restaurantes de Hong Kong. Com o passar do tempo juntou um punhado de discípulos com os quais fundou sua primeira academia. Seus alunos, entre eles o famoso Bruce Lee enfrentaram muitos desafios que tornaram o Ving Tsun famoso e muito procurado. Em 1967 ele fundou a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, entidade que ainda hoje representa aquele estilo em Hong Kong e foi o berço de todos os Grandes Mestres de Ving Tsun da actualidade. Em 1972, porém, um check-up médico revelou que ele sofria de cancer da garganta. Esse foi também o período em que decidiu – em mais ou menos 2 semanas, antes de sua morte – deixar registros das técnicas do Wing Chun assim como, as formas: Siu-Lim-Tao, Chum Kiu e a Biu Gee, sem esquecer a forma do ‘Wooden Dummy ‘, feitos em um filme de 8 mm, de modo a deixar as técnicas com o Boneco de madeira(Mook Yan Jong) correta para a posteridade. Yip Man já estava bastante debilitado e usava as suas ultimas forças na demonstração das técnicas. No entanto, quando seu estado se agravou, sucumbiu a esta doença fatal. Em 2 de dezembro de 1972. Depois de Bruce Lee acredito que este é o maior mestre de kung-fu.









Para Pensar...






Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso,
que se dedicava a ensinar zen aos jovens.
Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda
era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total
falta de escrúpulos apareceu por ali.
Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.

O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.
Chutou algumas pedras em sua direção,
cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.
Durante horas fez tudo para provocá-lo,
mas o velho permaneceu impassível.

No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado,
o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre
como ele pudera suportar tanta indignidade.

- Se alguém chega até você com um presente,
e você não o aceita, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos.
Quando não são aceitos, continuam pertencendo a
quem o carregava consigo.

A sua paz interior depende exclusivamente de você.
 As pessoas não podem lhe tirar a calma.
 Só se você 
permitir...

Comparação de Artes Marciais







Existem varias teorias em relação a chegada do homem na américa, alguns historiadores defendem a vinda por oceano, eu particularmente defendo a do estreito de Bering, pois mesmo na época das grandes navegações entre os séculos XIV-XVI, com a tecnologia bem avançada em relação a dita época do "vinda" para américa os navios iam a pique, partiam com os ventos, isso torna esta teoria meio sem sentido, defendo esta teoria pois é a que se encaixa melhor com a realidade. Fazendo uma ponte com as artes marciais depois de alguns estudos pude comparar grandes semelhanças entre a arte marcial indígena praticada nas américas e  
Kalaripayit (Índia), Kung-fu (China), Jujutsu (Japão) e Sumô (Japão).

Apresento-lhes o Huka Huka  que inicia-se com os atletas ajoelhados. Começa quando o dono da luta, um homem chefe, caminha até o centro da arena de luta e chama os adversários pelo nome. Os lutadores se ajoelham girando em circulo anti-horário frente ao oponente, até se entreolharem e se agarrarem, tentando levantar o adversário e derrubá-lo ao chão. 


                                                  
Huka Huka


                                 
                                                                 
 Sumô (abaixo)




                                           Submission Wrestling oriundo do BJJ-Jujutsu (abaixo)


Parando para analisar pelo fenótipo os povos nativos americanos tem muito em comum em relação aos do Ásia mais precisamente os indianos (pela cor de pele) aos chineses-japoneses (feições, pouca pelugem, cabelos lisos, e baixa estatura), partindo deste principio seria impossível varios povos partirem de navio por oceano para costa americana...e não se misturarem, devido a grande necessidade de expansão imperial, comercial e até mesmo terrena os povos imperialistas da Ásia, varias nações partiram em direção ártica e atravessaram pelo estreito, aqui se misturaram e suas culturas também surgindo dai novas civilizações mas sempre preservou-se o elo com os antepassados.